quarta-feira, 28 de março de 2012

Vidinha Helvética #1

Na cozinha

- Mamãe, o que que é isso que você tá comendo?
- Chocolate.
- Eu também quero um pedaço.
- Tá bom. Um pedaço.
- E dois?
_________________________________________

Já que o sol voltou, agora quase todas as tardes tem treino de futebol no campo atrás de casa. Tem um dia que é dos meninos mais novos, outro dia que é dos meninos mais velhos, e outro dia que é das meninas. É, aqui tem um monte de menina que joga futebol. Ah, e tem quarta-feira, que é o dia dos pais jogarem. Mas meu pai não vai. Ele fica espiando pela janela de casa e depois comenta com a minha mãe "tava até animado hoje, mas depois que vi um pouco do jogo desanimei". Ele diz que o futebol aqui é diferente do Brasil, que aqui a bola é quadrada. Mas a gente tem ido de tarde jogar um pouquinho no campo. Eu gosto de ser goleiro. Às vezes eu exagero nos pulos pra pegar a bola e não deixar ela entrar no gol. Até me machuco. Mas parece que é assim mesmo. E não adianta chorar. O gol é grande. O campo também. 
_________________________________________

No banho

- Papai, como fala cavalo em alemão?
- Pferd.
- Nããão.
- É sim.
- Não é não.
- Então como é?
- É Rössli.
- Não. É Pferd.
- Não papai. Pferd é na Alemanha. Na Suíça é Rössli.
- Mm.
_________________________________________

Minha mãe foi pra Veneza trabalhar (?) essa semana. É uma cidade que foi construída dentro de uma piscina, ou algo parecido, no mar, sei lá. Meu pai e eu temos uma semana de sol, escola e bicicleta pela frente. Tá difícil acordar essa semana, porque meus pais puseram todos os relógios da casa uma hora pra frente. Meus pais não, todo mundo na Suíça. O sol vai embora cada dia mais tarde.
_________________________________________

No supermercado

- Olha iiisso !!
- Anda Rafael !
- Olha essa bolha de sabão do Homem-Aranha !!!
- Vem Rafael !
- Eu preciiiso de uma dessa.
_________________________________________

Passeio de bicicleta (com cachorros) http://youtu.be/KxpfR2nLp9M 
_________________________________________

No carro (entediado)

- Pra onde a gente tá indo?
- Pra Aiuruoca.
- É longe? É?
- É Rafael, é longe.
...
- Mamãe, pra onde a gente tá indo? (Refrão)
_________________________________________

Fomos a uma exposição de carros vermelhos no Pantheon
http://www.pantheonbasel.ch/

Domingo de tarde voltando pra casa. Descanso e água.

Poda de verão

Eu e o Lupa no Vorunserhausberg

Arisdorf, entrada norte

6 comentários:

  1. Que saudade dos meus meninos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta logo mamãe!
      Que mais você tá trazendo da Itália, além de azeite, queijo curado, provola fumicata, presunto de Parma e vinho?

      Excluir
  2. Rafa você está ficando poliglota!( não se preocupe, a palavra é feia mas o significado é legal). Deve estar sendo muito bom poder usar menos roupa e poder correr com os cachorros, não? Você vai ver que, daqui mais um tempo, você vai dormir e ainda vai estar sol lá fora. Mais tempo para ficar lá fora brincando. E fala para o seu pai ir lá ensinar para os suíços como se joga futebol de verdade! Beijos para todos, Lu Rosito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Lu,
      olha só, também sei assim, ó : uno, due, tre,quattro, cinque, sei, sette, otto, nove, dieci, undici, dodici !
      Mais fácil meu pai aprender a jogar curling do que ensinar os suíços a jogarem bola...
      Beijo
      Rafa

      Excluir
  3. Rafa, não são os suiços que não sabem jogar futebol...seu pai é que perdeu o jeito....ou a coragem. Faça assim...não deixe ele chutar a bola muito alta, quando vc estiver no gol. Isso é sacanagem, e só vale de irmão para irmão.
    Bj no coração. Beto e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,
      não dá pra entender mesmo. Eles usam as chuteiras do último tipo. A bola é a melhor que tem. O campo deles é perfeito. Mas dizem que quando eles nascem, em vez de ganhar uma bola, ganham um esqui.
      Quando eu tô no gol, meu pai fica chutando a bola de um lado e do outro. Ele tem trauma de chutar a bola por cima do goleiro. Parece que sacanearam muito ele quando ele era pequeno...
      Beijo
      Rafa

      Excluir