quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bodensee e Appenzeller

A nossa semana de férias passou como o avião da VASP. Demorou pra chegar, passou e não volta mais. Mas foi muito boa. Ainda mais que o tempo ajudou bastante a gente. O telefone do meu pai começou a falhar. Ainda bem. Dizia que iria chover, e fez foi muito sol e calor. Perfeito pra acampar. No Bodensee. O lago que fica na fronteira da Suíça, da Alemanha e da Áustria. Ficamos num camping em Mammern, na Suíça (http://maps.google.ch/maps?hl=pt-BR&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=1280&bih=681&q=mammern+switzerland&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=0x479a8c1d1b4c0b5b:0x400ff88401954a0,Mammern&gl=ch&ei=9S_FT52ZF4O30QXOqaWnCg&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=1&sqi=2&ved=0CAgQ8gEwAA).
Nosso camping em Mammern, Suíça, com o Bodensee atrás
Até que fomos checar um camping na Alemanha, numa ilha no meio do lago, chamada Reichenau. Mas quando chegamos lá, logo desistimos. Lembramos dos piores dias no litoral de São Paulo num feriado. Era muita gente. Se alguém espirrasse de noite acordava o camping inteiro. Voltamos pra Mammern, onde tinhamos encontrado o camping na beira do lago, bem onde ele escoa pro Reno, e bem sossegado. Pouca gente. Muita criança. Viramos a atração do camping. Todo mundo ali tinha um trailer ou um carro-casa último tipo, com energia solar e parabólica. E nós na nossa super barraca high-tech que arma em dois segundos (verdade), sozinha. Ali no camping, no sábado de noite percebemos um pouco da rixa entre os alemães e os suíços. Era a final do campeonato europeu de clubes. Um time alemão, o Bayern, e um time inglês, o Chelsea. Todos os suíços torceram tresloucadamente para os ingleses. O futebol agride as fronteiras. E se festeja da mesma forma. Com churrasco e cerveja.
Nos dias que ficamos em Mammern, fomos pra Schaffhausen, onde tem a queda do Rio Reno (Rheinfall) http://www.badenpage.de/ausflugsziele/ausflugsziele-in-der-region-bodensee/rheinfall.html, e andamos de barco embaixo da queda. Disseram pra gente que quem conhece Foz do Iguaçu não se espantaria com Rheinfall. Mas como tudo na Suíça é bem feito, Rheinfall é incrível. Do lado tem um castelo, e claro, um monte de história, e mais um monte de lugar lindo e limpinho e tudo conservado e cuidado e inoxidável. Cada dia a gente se surpreende mais com cada lugar aqui. Meus pais vivem dizendo que os suíços não brincam. Eu não sei bem o que isso quer dizer, só sei que aqui tudo sempre parece novo. Em todos os lugares.
Cruzando o Rio Reno na frente da queda (Rheinfall), Schaffhausen, Suíça

Eu e minha mãe, só na fumaça da queda

Passamos um dia inteiro uma ilha no lado alemão do Bodensee chamada Mainau (http://www.mainau.de/), conhecida como Blumeninsel, ou Ilha das Flores. Lembramos muito do vovô Funcia, por causa da variedade de plantas, e do Voinho, por causa das rosas. Lá existem mais de mil tipos de rosas. E a cada dia aparece um tipo novo. Lá eles tem muitos jardins cheio de flores, várias estufas com espécies exóticas, até um viveiro de borboletas. Além de muitas fontes, parquinhos e caminhos no meio de árvores centenárias, pinheiros, baobás e sequóias gigantes.
Quantos jardineiros será que trabalham nesse lugar?

Ilha de Mainau, Bodensee, Alemanha

Dei comida na boca da chifruda !

Pôneis malditos

Mainau

Viveiro de borboletas. 29 graus e 90% de umidade

Mainau

Noutro dia fomos de trem pra uma cidade medieval chamada Stein am Rhein (http://www.steinamrhein.ch/xml_1/internet/de/intro.cfm), onde tem um parquinho todo de madeira do lado de um gramado enorme onde fizemos piquenique.Fez muito calor esse dia. Essa cidade fica na beira do Rio Reno, e de lá voltamos de barco pro nosso camping em Mammern.
Praça central de Stein am Rhein

Férias = calor = sorvete

Voltando de barco de Stein am Rhein para Mammern, pelo Reno

No nosso último dia no Bodensee, cruzamos de balsa pro lado da Alemanha pra conhecer Unteruhldingen (que nome difícil... até os alemães caçoam). Ali eles reconstruíram uma vila de pescadores da Idade da Pedra (6000 a.C.). Na verdade já descobriram mais de 100 vilas como essa ao redor do Bodensee, na Áustria e no norte da Itália. São umas casas com pernas que ficam em cima da água, e que chamam em português de palafita : http://www.pfahlbauten.de/.
Aqui isso tem mais de 6000 anos. No Brasil ainda existe gente assim.

Fim de mais um dia de férias. Unteruhldingen, Alemanha

As casas com pernas

De carro na balsa que atravessa o Bodensee, da Alemanha para a Suíça

Depois de quatro dias no Bodensee, nós fomos pra uma região de montanha na Suíça, nos arredores de uma cidade chamada Appenzel, onde fazem o queijo Appenzeller. Chegamos lá quase de noite, e não tivemos muita escolha pra encontrar um lugar pra dormir. Acabamos dormindo num hotel perto do fim do mundo, onde moravam os donos suíços-franceses e uma ajudante portuguesa (http://www.kaubad.ch/). Tomamos um café da manhã que não esqueceremos tão cedo. No dia seguinte fomos parar num lugar inacreditável. Uma pousada cravada na rocha, no caminho de um lago de altitude, o Seealpsee, que ganhou o prêmio de melhor abrigo de montanha de 2011-2012, http://www.aescher-ai.ch/. Nossa idéia era passar a noite ali. Mas o caminho até Seealpsee estava fechado pra reparos, e acabamos indo conhecer o lago pelo caminho de baixo. Mas esse lugar estará no nosso roteiro de julho. Em outra viagem.
Berggasthaus Aescher-Wildkirchli, Appenzel, Suíça

De novo ela me olhando... sai do meu pé xulé !

Seealpsee, Appenzel, Suíça

Um vilarejo de pedra perdido na montanha

Queijo puro da montanha. Aqui. Appenzeller. Parece o parmezon de Aiuruoca.

Neve na beira do Seealpsee. Quem bebe desta água vive mais.

Dava pra ver o fundo do lago. Tinha truta congelada nadando.

5 comentários:

  1. Titia laizinha e Marcão30 de maio de 2012 às 23:29

    O duro de passar "a jato" uns poucos dias com você rafaël, é que dá uma gigantesca vontade de ter perdido a passagem de volta do avião!!!
    Ou então, ter caído no fundo do mar, por causa do Titio e da Titia, que não sabem remar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou me esquecer tão cedo da cena da Titia quase saindo pela tangente na pista de trenó !
      Me diverti muito com vocês !
      Beijo
      Rafa

      Excluir
    2. Titia Laizinha e Marcão31 de maio de 2012 às 00:02

      Querido Rafael,
      São tantas as lembranças, que tínhamos esquecido esta do trenó.
      Ainda estamos com a cabeça no TRAAM, homem aranha e no ONI-BÚS que vem pegar o Rafael para passear....

      Excluir
  2. Rafa, adorei suas férias! Deu vontade de estar junto. Que coisa boa poder andar sem camiseta e tomar sorvete, né? Seu pai está fazendo um negócio muito legal, que é registrar todas as coisas que vocês fazem por aí e com fotos super bonitas! Aproveite bastante as suas férias! Beijos para todos, Lu Rosito

    ResponderExcluir
  3. Nossa Rafael, férias melhor que essa não existe. Maravilha que você e seus pais estão se divertindo ai. Eu digo que vocês tem sorte de poder morar em um lugar assim e ainda conhecer muitos outros. Vocês estão vivendo o meu sonho hahaha...quem sabe um dia eu chego lá....
    Sol ;)

    ResponderExcluir