segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Frohe Weihnachten

Lange Erlen, 26/12/2011

Tudo estava tranquilo na nossa casa de Arisdorf na noite de Natal. O jantar servido. Todo mundo se refestelando com camarão ao curry e Nuslisalat. Minha mãe dizendo pra mim que o Papai Noel chegaria a qualquer momento com os nossos presentes. Vovô Funcia e Vovó Celina conversando com o Isaia, e tomando um vinho que eles diziam que estava incrível. O Lupa e a Margarida bem acomodados do lado de fora. Meu pai de repente subiu pra buscar alguma coisa. E foi aí que começou um barulho ensurdecedor de helicóptero dentro da sala de jantar... Que medo ! É o Papai Noel chegando!? Alguém disse. Cadê as renas? Cadê os duendes? E esse barulho? Vem cá vovó ! Não largo mais do seu pescoço... Abriram a janela da sala : nãão. O barulho do helicóptero aumenta. De repente chega pela janela um saco vermelho! E uma gritaria generalizada de todo mundo. Chegaram, chegaram os presentes ! Eu queria mesmo era estar em baixo da mesa. Puxam o saco de presentes pra dentro de casa e a janela se fecha. E o helicóptero vai embora. E meu pai reaparece correndo... coitado dele, não viu o Papai Noel chegar... Em seguida foi uma sucessão de caixas de presentes sendo trocados entre todos. A maioria dos pacotes vinham parar na minha mão : esse é da Voinha, esse é da Titia, esse é da Dinda, esse é da Vovó Rosali, esse é da Vovó Celina e do Vovô Funcia, esse é da mamãe e do papai, esse outro também é da Dinda, e mais esse do Beto, e ainda tem mais esse outro do... ufa! Não tenho a menor idéia de quem me deu o que. Mas minha mãe sabe direitinho e depois me conta. Me lembro de ter brincado nesse dia até depois de todo mundo ir dormir. E só fiquei eu e minha mãe na sala de jantar.

Acordamos no dia seguinte depois das 11:00 da manhã. Como é bom dormir bastante. E tava sol ! Fazia tempo que o sol não dava as caras por aqui. Na semana do Natal nevou bastante. Mas depois choveu muito, e levou toda a neve embora. E esquentou. Assim, oito graus... isso já é bem quente aqui, quase calor. Mas quando chega o sol no inverno é sinal que vem frio. Foi só colocar o nariz pra fora de casa pra perceber. Meu pai correu no termômetro e trouxe a notícia : 1 grau. Mas e daí? Aqui na Suíça é assim. O clima é só um detalhe. Cansamos de ver gente passeando com cachorro e andando de bicicleta de baixo de nevasca.

Sendo assim, fomos passear. Era o último dia dos meus avós aqui. 25 de dezembro. Eles pegariam o vôo de noite de volta pra São Paulo, onde diziam que fazia muito calor. Será que o Papai Noel vai de sunga pro Brasil entregar os presentes? Apesar de estarmos naquele clima pós noite de Natal em que todo mundo parece comprometido a comer até sair pelas orelhas, decidimos que o melhor a fazer era passear a pé pra ver se ajudava a digestão da noite anterior. Almoço do dia 25 passou longe. Nem pensar. Foi a melhor coisa que (não) fizemos. Fomos de carro até Maisprach por um caminho novo, passando por Olsberg e Magden, duas cidadezinhas de contos de fadas aqui do lado de casa. Não que Arisdorf também não seja, mas se aparecer fada por aqui a Margarida bota pra correr. Vimos um pôr do sol lindo de cima do Sonnenberg, no meio da floresta. Acho que meus avós vão ficar com aquela imagem gravada na memória por um bom tempo.


Minha mãe odeia essa careta

No caminho das ruínas do castelo de Waldenburg

Leitura no tram pra passar o tempo (parodiando o "es-prezidente")
25/12/2011 - 16:36

Depois voltamos pra casa e fomos levá-los pra estação central de Basel. Eles pegariam o trem pra Zurique às 18:40 do domingo 25 de dezembro. Nessa última semana a nossa programação foi intensa : o incrível Museu do Automóvel em Mulhouse (França, http://citedelautomobile.com/fr/home ) ; Waldenburg, uma descoberta e tanto (http://www.cityalbum.de/schweiz/waldenburg.htm); e mais Aquabasilea, com direito a Vovô no tobogã... (foi demais pra ele! Tinham que ver a cara dele saindo da água).
Torre do castelo em Waldenburg
Trilha pro castelo em Waldenburg

Segunda-feira, 26 de dezembro, foi um dia muito diferente. Eu acordei e o quarto deles estava vazio. Aliás, a casa estava vazia. Minha mãe disse que eles já chegaram em São Paulo. A nossa casa de Arisdorf é grande.E ficou maior ainda. Os sapatos deles não estão mais lá no armário perto dos meus. A minha escova de dente tá sozinha dentro do copo. E ninguém comeu waffle no café da manhã.

Waldenburg Schlossruine - 23/12/2011
Pausa pra comer mexirica

5 comentários:

  1. Mas que Natal legal que você teve, Rafa! Papai Noel chegando de helicóptero e tudo. Um dia você vai me contar direitinho como foi. E muitos presentes, não? Agora você tem uma porção de brinquedos novos, para ajudar a ficar em casa quando estiver muito frio para ir brincar lá fora. E logo você vai receber outras visitas na sua casa e assim ela não parecerá tão grande. Também gostei muito dos passeios que vocês fizeram! Quanto lugar legal! Você deve estar aprendendo uma porção de coisas novas, não é? E hoje vi sua foto todo paramentado para esquiar. Em dois tempos você estará descendo as montanhas e deixando o papai e a mamãe láááá em cima. Criança aprende rápido. E esquiar é como andar de bicicleta: nunca mais você esquece. Mas nunca esqueça de pedir para a mamãe ou o papai passarem protetor solar no seu rosto quando for esquiar. Ah, e protetor para os lábios também. Assim não queima a sua pele com o frio/sol/vento. Aproveite bastante as aventuras na neve. Beijos para todos e um ótimo 2012! Lu Rosito

    ResponderExcluir
  2. Rafa, voce pareceu a Sussu fugindo do papai noel e se escondendo em baixo da mesa como quando eu era pequeno.Mas eu ja descobri que o Papai Noel é bonzinho, ele traz presentes para todo mundo e não se deve ter medo dele. Daqui um tempo sua casinha vai ficar cheiona de gente novamente e vamos brincar bastante com toooooodos os seus presentes novos!!! A Sussu sente muuuuito a sua falta ta lindinho??Quando eu for pra Fuifa vou querer durmir agarradinha e deixar minha escova de dente junto com a sua também pra ficar bem cheio seu potinho!!! Te amo!! Muita saudades!!

    ResponderExcluir
  3. Tia Lu,

    esquiar é muito bom! Foi só colocar o esqui no meu pé que eu saí esquiando. Mais ou menos como foi com a bicicleta.
    Eu preciso agora de um armário novo pra colocar todos meus brinquedos novos! A chuva e o frio tem me ajudado a conhecer bem cada um deles.
    Feliz 2012 pra todos vocês aí !
    Beijo,
    Rafael

    ResponderExcluir
  4. Sussu,
    meu pai me contou que uma vez o Papai Noel chegou de helicóptero na casa da voinha quando você, a Luísa e o Fábio eram pequenos. E que estavam também o Dudu e a Gabi, da Ana. E que todos ficaram enlouquecidos quando o saco de presentes chegou. Parece que você viu até o braço do Papai Noel, e que ele usava um relógio igual ao do meu pai !
    Beijo pra todos vocês aí ! E vem logo pra cá ! Tem lugar pra sua escova de dente, e um quarto bem quentinho pra você, do lado do meu.
    Beijo,
    Rafael

    ResponderExcluir
  5. Ah, esse Papai Noel não muda, mesmo!!! Que surpresa gostosa que foi ouvir o helicóptero dele chegando e todos aqueles presentes!!! Não fique com medo não, ele é muito legal!!
    adorei o post!!! :)
    Beijos, Lu

    ResponderExcluir