segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Geburtstag !

Ainda não entendo direito essa história de aniversário. Que coisa. De um dia pro outro eu já podia entrar na sala de brinquedos do IKEA. De um dia pro outro me falaram que eu tinha crescido. Será que fazer aniversário dá dor de barriga? Pelo menos comigo aconteceu. Meus pais dizem que foi porque eu comi muito brigadeiro e muito bolo. Mas não era pra ser assim? Fizeram dois bolos de açúcar mascavo e brigadeiro. Um pra eu levar pra escola e outro pra quando eu chegasse em casa. Eu comi so dois. Quando meu pai foi me pegar na escola, o tio Chris falou pra ele que o bolo estava muito bom, que todas a crianças comeram, e os professores também. Mas o que realmente era bom, ele falou, era aquele docinho de chocolate. Ele abriu um olhão e falou pro meu pai : Diese hier war seeehr gut ! Was ist das? (Esse que tinha aqui era muuuito bom. O que é isso?). Pediram até a receita. Brigadeiro é universal ! Aqui na Suíça tem coisas muito muito boas. Mas não tem brigadeiro. Nem pão de queijo.
Bolo de açúcar mascavo

Mas o melhor ainda estava por vir. Eu cheguei em casa e começaram a me dar presentes ! Ganhei muita coisa legal : um São Nicolau verde, duas sungas, uma touca de natação de dinossauro, uma luva sem dedo igual à do meu pai, um filme da turma do Mickey, um trenzinho de madeira pra juntar com o que eu já tenho, um patinete, e o uniforme completo do Tricolor ! E eu fiquei sabendo que todos aqueles presentes foram da minha família em São Paulo. Meu pai me mostrou todos eles numa foto que a gente tem aqui em casa, e eu já sei quem me deu o que !

Meu trenzinho novo !
O patinete. Agora eu tenho o meu !
O vovô Funcia e a vovó Celina estão aqui se divertindo com a gente. Eles estão ainda um pouco como a gente ficou logo que a gente chegou aqui. Ficam olhando pra tudo e admirando tudo. Tudo é novo. Tudo funciona. Tudo é inox. Todo dia comem waffle de café da manhã. E tomam Ovomaltine. E cada dia comem um queijo diferente. E descobrem um novo tipo de Wurst (salsicha). E voltam pra casa maravilhados. Outro dia eles passaram o dia dentro de uma loja de ferramentas na Alemanha. Meu vô disse que agora o sítio vai ficar bem sinalizado.

No sábado fomos conhecer Luzern. Fica a 1 hora de casa. É uma cidade na beira de um lago. Linda. Tem uma ponte de madeira pras pessoas atravessarem o lago, do lado novo pro lado velho da cidade. E tem umas montanhas tão altas que lá em cima cai neve. A gente foi de teleférico lá no lugar mais alto da montanha, o Monte Pilatus http://www.pilatus.ch/ . Dá pra ver o lago Vierwaldstättersee inteiro de lá de cima. E tinha muita neve ! Eu nunca tinha visto, nem estado na neve. É frio pra caramba. Frio não, gelado. Mas foi muito bom deitar na neve e fazer guerra. De vez quando vinha uma nuvem e a gente não via mais nada. Ficava tudo branco, como a neve.
Guerra de neve

Segundo meu pai, o inferno é branco.

Lucerna, do alto do Monte Pilatus

No bondinho que leva a gente lá pra cima do Monte Pilatus

No domingo meu pai foi levar minha mãe no Aeroporto de Basel, porque ela tinha que ir pros Estados Unidos trabalhar essa semana. Quando meu pai chegou de volta do aeroporto tinha sol, e eu ajudei ele a colocar uma cerca de madeira no nosso jardim. Algumas crianças tem medo do Lupa e da Margarida. Mas acho que as mães delas tem mais medo. Só sei que os cachorros tinham virado o assunto da cidade, porque algumas crianças que tem aula na parte de baixo da nossa casa não queriam mais vir aqui. Depois que colocamos a cerca, nós fomos passear com os cachorros. Eles gostaram da cerca. Tomara que a Margarida não aprenda a pular a cerca. Meu pai falou pro padre que dá aula de religião pras crianças que a Margarida era mais irriquieta e que gostava de fugir. E o padre só comentou "alle Frauen sind" (todas mulheres são)... Meu pai ficou amigo do padre.

8 comentários:

  1. Veja so...margarida a louca criando lacos sagrados emtre o papai e a igreja....quem diria! Ate arvore de matal rolou!,, bjs da dinda

    ResponderExcluir
  2. Rafa,
    Nem preciso dizer que você está o máximo com esse uniforme do Tricolor, que presentão, hem...e o seu trenzinho também é muito legal. Logo logo você vai estar esquiando down o Monte Pilatus.
    Aproveita bastante a companhia dos vovos e toma conta dos cachorros.
    Beijos
    Isa Rosito

    ResponderExcluir
  3. Dinda,
    a Louca é atéia. A árvore de Natal foi uma quase exigência/imposição da minha mãe mancomunada com a vovó Celina. E Papai Noel aqui na Suíça não tem vez. Aqui é São Nicolau.
    Beijo
    Rafa

    ResponderExcluir
  4. Isa,
    tomara que o ano que vem seja melhor pro nosso time. Pra te falar a verdade, estamos acompanhando mais o Basel FC, que avançou pela primeira para as oitavas da Champions League, despachando o Manchester United aqui em Basel !
    Ah, e é mais fácil curtir a companhia dos cachorros, e tomar conta do vovô e da vovó do que o inverso !
    Beijo
    Rafa

    ResponderExcluir
  5. Rafa, siga com o Basel até o ditador Juvenal "nem a pau" Juvencio se aposentar e nos tornarmos um time sábio. Sua missão, por enquanto, é doutrinar a LOUCA para que a dorf não expulsem vcs do paraíso (é uma coisa de Adão e Eva que seus pais podem te explicar).

    Um beijo na ponta do nariz, Beto

    ResponderExcluir
  6. Que legal que você aproveitou seu aniversário,Rafa! E ganhou um monte de presentes legais! Adorei a sua foto no patinete, você ficou um gato. Seu pai tem razão ao dizer que o inferno é branco...Neve é muito legal, muito bonita de se ver, mas, às vêzes, ela atrapalha a vida das pessoas. Mas você já brincou e viu como é gostoso aproveitar a neve. E brinque bastante com o vovô Funcia e a vovó Celina. E vocês já podem abrir um novo negócio fazendo brigadeiros para festas! Um beijo para todos, Lu Rosito

    ResponderExcluir
  7. Querido Onkel Bêto
    meu pai pediu pra deixar de lado essa história de Adão e Eva porque aqui na Suíça isso resultaria em pagar imposto.
    Obrigado pela lembrança !
    Bj
    Rafa

    ResponderExcluir
  8. Querida Tia Lu,
    obrigado pela lembrança. Estamos planejando algo além do brigadeiro. Pão de queijo, chá de cidreira, bolo de fubá, escondidinho de carne seca. Daqui a pouco isso aqui vai deixar de ser Arisdorf,CH pra virar Arisdórrfe,MG !
    Bj
    Rafa e família

    ResponderExcluir