terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Neve, muita neve !

Arisdorf, no primeiro dia de neve de 2012

Bem que falaram que iria esfriar. E que iria nevar em Arisdorf. Os últimos dias tem sido assim. Frio, e neve. Muito frio. E muita neve. Tudo ficou branco. Da noite pro dia. Parece mágica. O campo de futebol que era verde, ficou branco. A Fussweg (rua de pedestre) atrás de casa que era preta, ficou branca. Até os pinheiros do nosso jardim que eram verdes, ficaram brancos. A cerca que meu pai e o vovô colocaram no jardim para os cachorros também ficou branca. Aliás essa história é ótima. Eles colocaram uma cerca linda no nosso jardim. Só que a danada da Margarida, a Louca, aprendeu a pular a cerca, o que era o medo do meu pai. E a premonição do padre. O Lupa, o Lorde, fica apenas sentado do lado da cerca, olhando a Louca do outro lado, numa atitude de aparente reprovação. E ela foi além. Dentro da premonição do padre. Ela fugiu outro dia. A vizinha veio aqui avisar um dia que um menino que estava tendo aula de religião no nosso Keller (porão) ao ir embora esqueceu seu patinete aqui em casa. Voltou apressado pra buscá-lo e esqueceu o portão aberto. Era tudo que a Louca precisava. Os vizinhos se deram conta, e o menino responsável pela fuga quase se mijou nas calças após a constatação da besteira que fez. Foi uma correria. Nós tinhamos ido visitar o museu do vidro em Hegiswil  http://www.glasi.ch/ , e não tinha ninguém em casa. Os vizinhos saíram correndo atrás dela e só assustaram mais a Louca que começou a ir mais pra longe. Já tava quase na igreja. Diz a vizinha, que nessa hora o Lupa colou no portão e começou a uivar sem parar. Uivou que uivou, que uivou tanto, que ela voltou. Como se nada tivesse acontecido. Como quem se explica : mas eu fui só até ali na esquina comprar umas coisinhas e já tô de volta...
A cerca nova que a Margarida aprendeu rápido como pular
Hergiswil, a cidade do vidro, 19/12/2011
Museu do vidro, Hergiswil, 19/12/2011

Ao abrir a janela de casa em 18/12/2011

O meu pai foi no sábado ajudar na mudança dos Barbas. Eles estão indo pra uma casa maior em Freiburg, pertinho do apartamento onde eles moram hoje. Só que com mais espaço pra todo mundo. Eles viajam pro Brasil na sexta, e quando eles voltarem vamos nos encontrar de novo pra continuar nossas histórias incríveis pela Europa com eles. Eu fiquei em Arisdorf com a vovó Celina e o vovô Funcia. Nesse dia foi quando começou a nevar de verdade. A gente ficou em casa brincando com o meu trenzinho, e de esconder o sapo. O dia passou rápido. A minha mãe chegou de noite, junto com meu pai e a tia Dani, amiga deles da faculdade que tava em Basel trabalhando, e que passou o domingo com a gente. Fomos em Augusta Raurica para eles conhecerem lá. Tava diferente, claro. Tudo branco. Levei meu patinete. Mas tava muito frio. E ao chegarmos em casa eu sabia que ía ter que fazer aquilo que começa a ser meu pesadelo : banho. Não gosto mesmo. Aqui na Europa as pessoas não ligam muito. Mas minha mãe fica louca com essas pessoas que não tomam banho e que acham que os outros não percebem. Mas não teve jeito. Meu pai criou uma regra besta : bastou eu molhar minha cueca com um xixizinho de nada, e pronto. Banho. Se eu não gosto ou não quero fazer alguma coisa, eu me jogo no chão. Só que agora meu pai criou uma nova arma contra essa minha tática. Ele fala que o chão é sujo, e que eu tenho que tomar banho. Daqui a pouco ele vai falar que o ar que eu respiro é sujo, e que eu preciso tomar banho.
O inverno chegou aqui
Emmental, com muita neve !

Hoje nós fomos pra Emmental. Parece que o lugar é conhecido por todo mundo que gosta de queijo. E nós fomos lá no coração do lugar. Aonde fazem o queijo Emmental. O cheiro daquele lugar dava vontade de comer queijo. Nós visitamos a fábrica do queijo Emmental e aonde ainda é feito até hoje o queijo original, numa panela enorme. De cobre. Feito a lenha. Meu pai disse que o avô do avô do avô do bisavô daquelas pessoas já faziam queijo ali. Há muito tempo. E a receita não mudou. Só depende das vacas que moram ali. E do que elas comem. E assim, dizem, é em toda a Suíça. A vaca. O pasto. A altitude. E assim é no mundo inteiro. Inclusive em Aiuruoca. Onde o Saulo prepara aquele incrível queijo "parrrmezôn", com o incomparável leite tirado pelo Tião e pelos seus descendentes na divisa dos três Estados...

A tecnologia do leite. Emmental, 20/12/2011

Maturando o queijo Emmental. Cada um pesa 95 kg . 20/12/2011

Fazendo manteiga. Emmental, 20/12/2011

Como tudo começou em Emmental

Fondue com o queijo adquirido na fonte. 20/12/2011
Tião tirando o leite da Brasília. Aiuruoca, MG, 14/11/2004

6 comentários:

  1. saudades mil de voce Rafa! do papai e mamae tbem! cade o boneco de neve??? bjs da dinda e da Maria Risadinha

    ResponderExcluir
  2. Rafa, quanta coisa aconteceu!A Margarida vai deixar os suíços de cabelo em pé!Pelo visto o Lupa leva mais jeito de europeu do que ela. E você tem passeado bastante e visto muita coisa legal. A fotografia de todos comendo fondue me deixou com água na boca, só que aqui está fazendo 33 graus e a gente quer mesmo é uma água de coco geladinha...E sua mãe e seu pai tem razão: precisa tomar banho todos os dias senão ninguém aguenta o "cheirinho".O povo daí acha que um perfuminho resolve o problema,mas,só piora.
    Aproveito para desejar um Natal muito legal para você, mamãe, papai, vovô Funcia e vovó Celina. Depois você conta como foi o Natal aí,tá? Você era um "pacotinho" quando veio aqui na minha casa passar o seu 1* Natal.Lembro muito bem e tenho saudades de vocês aqui em casa no Natal. Beijos para todos, Lu Rosito

    ResponderExcluir
  3. Dinda,
    a chuva veio hoje e derreteu toda a neve... Nem deu tempo de fazer o boneco de neve. Mas parece que semana que vem tem mais.
    Quando a Juju vai começar a morder seu nariz?
    Beijo
    Rafa

    ResponderExcluir
  4. Tia Lu,
    Lincoln Uriah Prince of Aldebaran. LUPA é só um acrônimo. Com esse nome, você tem dúvida que ele é um lorde?
    Sobre o cheirinho europeu, pudera, os caras aqui fazem desodorante "quattri giorni" e até "seti giorni" !?! Eles devem acreditar nisso. Aí não tem jeito...
    Também sentimos e sentiremos falta do Natal na sua casa. Tomara que um dia, não importa quando nem onde, a gente possa comemorar outro Natal juntos, e iremos nos lembrar desse blog e do meu primeiro Natal.
    Beijo
    Rafa

    ResponderExcluir
  5. Rafa,
    A Margarida tá causando ai na Suiça, que barato.
    Eu também me lembro do seu primeiro Natal lá em casa. Espero que vocês todos tenham um ótimo Natal e um excelente 2012 cheio de aventuras. Aproveita bastante essa experiência e tome banho!
    beijo grande para toda família
    Isa Rosito

    ResponderExcluir
  6. Isa,

    a Margarida é assim mesmo. Ela não tá nem aí se a gente chama ela ou não. Ela faz o que ela quer.
    Meus pais me mostraram uma foto do Natal na sua casa. Eu era muito pequeno. Tinha menos de 20 dias. Não usava nem sapato...
    Estamos aproveitando bastante aqui, e... tá bom vai, vou tomar banho...
    Beijo pra vocês e feliz 2012!
    Rafael

    ResponderExcluir