segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aquabasilea, Carros e mais frio

Já descobri que um dia de sol não quer dizer que está calor. Isso não era assim. Em São Paulo quando tem sol eu posso ficar de shorts. Aqui não dá. Outro dia eu não quis por minha luva de jeito nenhum, e meus dedos ficaram duros e vermelhos, que até doeu e eu chorei. Depois desse dia eu comecei a reparar que as outras crianças estão saindo de casa cada dia com mais roupa, gorro, luva, cachecol... Na semana passada meus pais foram até Rheinfelden, que é uma cidadezinha aqui do lado na Alemanha, onde eles compraram um monte de roupa de frio pra gente. Agora tá todo mundo quentinho. Mas lá fora tá muito frio. E dizem que vai fazer mais frio ainda.

Conhecemos alguns vizinhos. A Pia e o Urs foram os primeiros. Eles tem dois filhos que já são grandes. A Pia é professora de música para crianças, e o Urs tem um museu de bicicletas antigas, na garagem da casa deles aqui em Arisdorf. Quando perguntamos se eles haviam nascido em Arisdorf, eles contaram que a casa onde eles moram (em frente a nossa) era do bisavô do Urs. A Pia fez até uma piada, que o Urs é aborígene. A Pia vai às segundas-feiras na minha escola Pumuckl pra cantar. Ela contou pros meus pais que no meu primeiro dia na escola eu já saí cantando e dançando com a Stella, e que todos ficaram admirados por eu ser uma criança nova na escola e já tão aberta. É que eu gosto de dançar. Na sexta conhecemos a Martina, que é a vizinha do lado. Ela mora em cima da padaria. Ela é quem limpa o porão da nossa casa, que é onde o pessoal da Kirchgemeinde (conselho da Igreja Protestante Reformada) se encontra.

Teve um dia na semana passada que choveu, e nós fomos para Frenkendorf, aqui do lado, pra uma entrevista com um moço que falou que a gente agora teria um monte de deveres aqui na Suíça. Ele tirou uma foto nossa e depois mandou pra casa uma carteirinha pra cada um, com a foto e o nome. Meus pais disseram que essa carteirinha é agora nosso documento de identidade. Eu não sei bem o que isso quer dizer, mas meus pais ficaram muito felizes porque agora a gente pode fazer um monte de coisas que antes não podia. Inclusive comprar um carro. Aliás, no sábado nós fomos procurar um carro pra gente. Um que coubesse todo mundo, mais a Margarida e o Lupa. Fomos em várias lojas, e eu entrei em um monte de carro, que meu pai falava : senta aí e dirige, porque provavelmente vai ser a única vez. Mas encontramos o carro que a gente queria. Na semana que vem a minha mãe quer voltar lá pra fazer uma coisa que ela gosta muito de fazer com os vendedores, e que ela é muito boa : se chama "negociar", e no final quase sempre ela consegue o que ela queria. Nessas horas meu pai sai de perto, porque dizem que ele mais atrapalha do que ajuda. Mas ele faz bem outras coisas.

Pelo caminho de volta achamos uma loja de bicicletas que vendia o tal do Anhänger, que é como se fosse um trailer pra bicicleta. Muitos pais com crianças usam isso por aqui, e a gente acha pode ser uma boa idéia ter um desses, porque ele serve pra levar outras coisas também, como compras, cachorros, mais crianças. E do jeito que meus pais estão andando de bicicleta, e agora puxando um Anhänger, quem precisa de academia? Minha mãe conseguiu que o moço da loja encontrasse um desses usados pra teste, com um monte de desconto. Só tem que ir na outra loja buscar. Falei que minha mãe era boa de "negociar"...

No domingo acordamos tarde, ficamos enrolando na cama um tempão, nós três. Depois comemos "ueifal" (waffle) com maple syrup e pasta de amendoim. Também teve Gipfeli da padaria com Nutella. Eu adoro sábado e domingo, porque meus pais me deixam comer um monte de coisas gostosas que de dia de semana eu não posso. Comi um monte de ursinho de goma também, mas não no café da manhã. Como já estava tarde pra ir para Basel em algum parque, e também estava frio, a gente foi para Pratteln, num parque aquático fechado chamado Aquabasilea ( http://aquabasilea.ch/en/index.php). Meus pais me deixaram ir com a minha bicicleta. Tinha várias piscinas quentinhas, cada uma de um jeito e de um tamanho diferente, e cada escorregador enorme, um mais legal que o outro. Eu fui com meus pais em todos eles, menos no verde, porque aquele era só pra adulto. Tinha até um que a gente foi de bóia. O dia passou tão rápido que nós nem percebemos. Quando vimos já estava ficando escuro do lado de fora do parque. A última coisa que eu me lembro desse dia é de entrar no ônibus pra voltar pra casa.

3 comentários:

  1. Rafa, você ficou um gato com essa faixa para proteger as orelhas do frio! Essas luvas são muito chatas mesmo, pois são ruins para brincar, mas, melhor do que congelar os dedinhos....Estou adorando ler as aventuras de vocês! E ensina seus amiguinhos da escola como dançar! Beijos, Lu Rosit.

    ResponderExcluir
  2. Rafa, é muito bom passar sabado e domingo fazendo um montão de coisas que não podem ser feitas durante a semana.
    Quando puder pede para seus pais te levar ao Vitrahaus - Vitra Design Museum (www.vitra.com), é muito bonito.
    Se quizer tenho mais algumas dicas bem legais para vocês. Beijinhos, tia Ana Regina

    ResponderExcluir
  3. Rafa,
    Também estou adorando ler suas aventuras na Vila do Ari. E o ursinho de bala de goma é tudo de bom. Depois ensina o hino do São Paulo para os seus amiguinhos na escola. Manda um beijo para os seus pais. Beijos Isa Rosito

    ResponderExcluir