segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Herbstmesse

Nesse fim de semana começou a Herbstmesse (Feira do Outono) em Basel. A cidade fica cheia de gente. Em cada praça tem alguma coisa acontecendo. E muitos brinquedos e comida. A historinha da feira é mais ou menos a seguinte :
No dia 11 de julho de 1471,  o Imperador Frederico III, presenteou o então prefeito de Basel, Hanssen von Berenfels, o direito de promover uma Feira de Outono (em caráter perpétuo). A feira começa 14 dias antes do dia de St.Martin. Tradicionalmente, no primeiro sábado antes de 30 de outubro, os sinos da igreja de St.Martin soam ao pôr do sol, marcando o início das festividades. A feira dura duas semanas e termina na noite do terceiro domingo. Neste período várias atrações ocupam as principais praças da cidade, e se misturam com o cheiro dos doces especialmente preparados para a ocasião.
http://www.basel.com/en.cfm/baselinfo/baselbilder/offer-BaselInfoBT-Speziell-155706.html

Como nossos amigos Barbas também são muito festeiros, nós nos encontramos em Basel e passamos a tarde do domingo conhecendo a feira. Nós fomos numa roda gigante (http://www.youtube.com/watch?v=0kTfFUtc02I) e no chapéu mexicano :


Depois dos brinquedos fomos até a Marktplatz para comprar cogumelos, pro nosso jantar. Lá tem uma barraquinha de domingo que vende um monte de tipo diferente de cogumelos. São uma delícia. Meu pai comprou um pouco de cada, pra fazer um macarrão pra mim, pro Xico e pro Téo, e pra fazer na chapa da racleteira pra eles e pro tio Paulão e tia Camila. Eles disseram que raclette é uma comida de gente grande. Ainda bem, porque hoje de manhã todo mundo que comeu raclette tava com dor de barriga... Enquanto eles comiam, eu, o Xico e o Téo ficamos brincando e lendo a história do Saci e do Curupira.


Na semana passada eu fiquei meio injuriado de ter que ir pra escola todo dia. Eu bem que pedi pra não ir quando meus pais me acordaram. Mas não adiantou. Eles me tiraram da cama naquele frio e a gente entrou no ônibus. Quando chegamos na escola eu tentei outra saída : vou segurar no pescoço da minha mãe e não vou deixar ela ir embora. Mas a tia Saskia me puxou mais forte do que eu consegui segurar. Comecei a chorar. Não adiantou. Comecei a berrar. Também não adiantou. Ei, vocês vão me deixar aqui mesmo? Eles foram embora... Ah, é? Tá bom. Então vou fazer xixi em todas as calças que eles me puserem. E fiz. Mas também não funcionou, porque na escola tinha mais calça, e eu já não tinha mais xixi. E a tia Saskia foi a maior traidora... Ainda contou pros meus pais que assim que eles foram embora eu parei de chorar.


Esse semana meu pai vai pro Brasil buscar meus cachorros : Lupa, o Lorde, e Margarida, a Louca. E as nossas coisas que ainda não chegaram, devem chegar de navio lá pro dia 20 em Bremenhaven, e aqui em Arisdorf lá pro dia 28, porque a polícia tem que abrir e conferir tudo que veio.

O carro que a gente ía comprar aqui na Suíça, não vamos mais. Outro dia minha mãe pegou um taxi pra voltar do aeroporto pra casa, e o motorista do taxi falou pra ela que ela era louca de comprar carro aqui. Tinha que comprar aonde? Na Alemanha. Ele convenceu minha mãe. Que convenceu meu pai. Vamos tentar resolver isso logo, porque tá ficando frio pra voltar de bicicleta da escola. E daqui a pouco não vai dar mais pra andar, porque dizem que o chão congela e as pessoas caem da bicicleta. E eu não quero cair...



2 comentários:

  1. Rafa, adorei seu fim de semana na feirinha. Aliás, isso seria quermesse aqui no Brasil. Comidas diversas, parque de diversões, pura quermesse de cidade de interior. Sua avó Rosali deve conhecer bem o que isso significa. E o frio, como está? Infelizmente vai ficar cada vez mais frio. Mas, voce vai poder brincar com a neve e fazer
    muitos bonecos! Use muita roupa quentinha e voce vai poder aproveitar bastante. E nada de fazer pipi nas calças para escapar da escola! Um menino bonito como você nao combina com calças mijadas! Beijos grande, Lu Rosito.

    ResponderExcluir