segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Panis et Circensis

Nesse último sábado descobrimos que Arisdorf  não é tão pequena assim. Tem uma padaria! Do lado de casa. A moça de lá eu acho que não é da Suíça, porque o cabelo dela é preto e ela usa um brilhante no meio da testa.  Mas o pãozinho que ela faz é delicioso, e quentinho. Compramos quatro Gipfelis (o nome do croissant aqui) , e eu comi dois inteiros. Um antes de chegar em casa. E também uma bengala parecida com a ciabatta da padaria do Valdir, lá em São Paulo. Eu achei a padaria daqui diferente da que tem em São Paulo. Aqui eles não fazem pão na chapa e também não tem pão de queijo. Nem café com leite.

Durante a última semana eu fui para a escola todos os dias. Já comecei a entender algumas coisas que as professoras falam comigo : pipi machen, komm hier, tchuss, ja, nein. Tá bom pra começar. Pelo menos não molho minha calça mais. Descobri também o poder do meu dedo indicador !

Na quinta-feira, quando eu voltava da escola com meu pai de bicicleta, a gente resolveu parar na beira de um riacho porque eu queria por a mão na água. Tava muito fria. Quando meu pai foi me colocar de volta na bicicleta, ele se desequilibrou e o pedal da bicicleta bateu na perna dele e fez um buraco. Saiu sangue. No sábado de noite ele foi no hospital porque ainda tava doendo muito. O médico do hospital mandou ele tomar remédio durante uma semana e ficar com o pé pra cima. Mas ele tá bem. Ah, em Arisdorf  tem um médico.

No sábado de tarde teve jogo de futebol no campo da escola ao lado de casa, e nós levamos minha bicicleta e a bicicleta nova da minha mãe, elétrica, pra andarmos na quadra da escola. Os suíços jogam diferente do que no Brasil. O juiz apita e ninguém acha ruim. O resto é igual. Atrás de um dos gols fica um cara vendendo cerveja e pão com salsicha.

No domingo fomos no circo em Basel. Tinha equilibrista, globo da morte, mágico, camelo, mas eu gostei mesmo foi do palhaço, apesar de não ter entendido nada do que ele falava. No final do espetáculo eu andei no pônei do circo. Tinha muita criança, e eu me enfiei no meio delas e os moços me pegaram pra eu dar uma volta, antes da minha mãe pagar. Depois minha mãe pagou, e eles me deixaram andar de novo. Os suíços são muito legais. Dormi no tram, voltando pra casa, e só acordei na estação do trem em Liestal, antes de entrar no ônibus que volta pra nossa casa em Arisdorf.

O que realmente mudou nestes últimos dias foi o clima. O sol sumiu e só aparecia muito de vez em quando. No domingo de manhã tava muito frio. Mas dizem que ainda vai ficar mais frio. Dentro da nossa casa é quentinho. Tem uma grade em cada quarto que esquenta o lugar.

Essa semana minha mãe vai ficar na Alemanha até quarta-feira. Quando ela viaja, eu durmo com o meu pai na cama deles.

2 comentários:

  1. Estou adorando ler o Blog do Rafa! Muito bem escrito e muito divertido. Continuem postando! Bjs para todos, Lu Rosito.

    ResponderExcluir
  2. Rafa, Paulinho e Alê,
    Estamos curtindo muito a boa idéia que vocês tiveram.
    Esperamos que a adaptação de vocês seja bem tranqüila, principalmente quando o frio chegar!!!
    Tudo de bom para vocês,
    Luiza, Adriana e André Schwarz

    ResponderExcluir